NOSSO BLOG
TENHO PEDRA NA VESÍCULA, DEVO OPERAR?
PUBLICADO EM:24 SETEMBRO 2020
Gastro Clínica
A presença de cálculos biliares é relativamente comum em adultos, rara em crianças e aumenta a incidência após terceira década de vida. 70% dos cálculos são formados por colesterol e cálcio.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos são obesidade, sexo feminino, idade fértil e idade acima de 40 anos de idade. Além destes, a predisposição genética, dieta pobre em fibras, hiperlipidemia, anemia hemolítica são outros fatores importantes.
A principal queixa nestes pacientes é dor abdominal aguda localizada na região superior do abdome que pode irradiar para as costas. Muitas vezes esta dor é desencadeada cerca de 1 hora após a ingestão de comidas gordurosas. Outros pacientes podem referir sintomas mais vagos como arrotos, náuseas, empachamento após ingestão gordurosa, ou mesmo “mal estar” vago.
A presença de febre ou outros sinais inflamatórios falam a favor de colecistite (inflamação da vesícula). Já a presença de icterícia (coloração amarelada da pele), comprovada no exame laboratorial, aumento de bilirrubinas e fosfatase alcalina, nos leva a pensar na presença de cálculo no canal biliar.
O método diagnóstico mais sensível e específico é o ultrassom.
TRATAMENTO
Uma vez diagnosticada colelitíase em paciente sintomático, o tratamento definitivo é a cirurgia (convencional ou laparoscópica). Não há consenso na literatura sobre a realização de cirurgia profilática.
As indicações absolutas de cirurgia são para os pacientes sintomáticos e aqueles com história prévia de complicação resolvida ou não (pancreatite, colecistite).
Alguns pacientes assintomáticos devem ser considerados para a indicação cirúrgica, como aqueles com cálculos maiores que 3 cm, anemias hemolíticas, pólipos em vesícula associados a cálculos, vesícula em porcelana (maior risco de neoplasia).
Vale ressaltar que pacientes diabéticos devem ser operados mais precocemente, por apresentarem maiores riscos de complicações graves. Para gestantes com sintomas recorrentes, o momento ideal seria o segundo trimestre da gestação.
MAIS LIDAS
CATEGORIAS
OUTRAS POSTAGENS
Gastro Clínica: reconhecida pela Acreditação ONA e seu Compromisso com a Excelência
Gastro Clínica - 03 AGOSTO 2023
#JULHO AMARELO A hepatite pode ser evitada
Gastro Clínica - 25 JULHO 2023
Conheça dois superalimentos para o seu sistema digestivo
Gastro Clínica - 25 JULHO 2023
Afinal, o que são as hemorroidas?
Gastro Clínica - 31 MAIO 2023
O refluxo pode causar câncer esofágico?
Gastro Clínica - 31 MAIO 2023
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Central de agendamento e consultas
Ligue (34) 3233 - 3700Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h
Sábado - 07h às 12h
Dúvidas ou sugestões
Envie sua mensagem paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Faça parte desta equipe
Envie seu currículo paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,Uberlândia - MG, 38400-435
Feito pela Agência Why - Feito pensando em você