NOSSO BLOG

TENHO PEDRA NA VESÍCULA, DEVO OPERAR?

PUBLICADO EM:24 SETEMBRO 2020
Gastro Clínica

Imagem postagem TENHO PEDRA NA VESÍCULA, DEVO OPERAR?


A presença de cálculos biliares é relativamente comum em adultos, rara em crianças e aumenta a incidência após terceira década de vida. 70% dos cálculos são formados por colesterol e cálcio.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de cálculos são obesidade, sexo feminino, idade fértil e idade acima de 40 anos de idade. Além destes, a predisposição genética, dieta pobre em fibras, hiperlipidemia, anemia hemolítica são outros fatores importantes.

A principal queixa nestes pacientes é dor abdominal aguda localizada na região superior do abdome que pode irradiar para as costas. Muitas vezes esta dor é desencadeada cerca de 1 hora após a ingestão de comidas gordurosas. Outros pacientes podem referir sintomas mais vagos como arrotos, náuseas, empachamento após ingestão gordurosa, ou mesmo “mal estar” vago.

A presença de febre ou outros sinais inflamatórios falam a favor de colecistite (inflamação da vesícula). Já a presença de icterícia (coloração amarelada da pele), comprovada no exame laboratorial, aumento de bilirrubinas e fosfatase alcalina, nos leva a pensar na presença de cálculo no canal biliar.

O método diagnóstico mais sensível e específico é o ultrassom.

TRATAMENTO 

Uma vez diagnosticada colelitíase em paciente sintomático, o tratamento definitivo é a cirurgia (convencional ou laparoscópica). Não há consenso na literatura sobre a realização de cirurgia profilática.

As indicações absolutas de cirurgia são para os pacientes sintomáticos e aqueles com história prévia de complicação resolvida ou não (pancreatite, colecistite).

Alguns pacientes assintomáticos devem ser considerados para a indicação cirúrgica, como aqueles com cálculos maiores que 3 cm, anemias hemolíticas, pólipos em vesícula associados a cálculos, vesícula em porcelana (maior risco de neoplasia).

Vale ressaltar que pacientes diabéticos devem ser operados mais precocemente, por apresentarem maiores riscos de complicações graves. Para gestantes com sintomas recorrentes, o momento ideal seria o segundo trimestre da gestação.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você