NOSSO BLOG
Como perceber se meu bebê tem intolerância a lactose?
PUBLICADO EM:25 OUTUBRO 2018
Gastro Clínica
Os bebês, por exemplo, podem manifestar a intolerância à lactose ainda recém-nascidos. Nestes casos, sofrem com sintomas como diarreia. Para tornar mais rápida e fácil a detecção nos bebês, precisamos entender o que é a intolerância à lactose, quais os sintomas e qual é o tratamento.
O que é a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma sensibilidade alimentar não alérgica, no qual ocorre quando há a redução ou ausência da enzima lactase no organismo, em que é necessária para metabolizar o açúcar do leite (lactose). Quando a criança produz pouca lactase, esse carboidrato chega intacto ao intestino, fermenta e provoca diversos sintomas.
Como saber se o bebê tem alergia ao leite
Para identificar se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, deve-se observar o aparecimento de sintomas após tomada do leite, que normalmente são vermelhidão e coceira na pele, vômitos fortes e diarreia.
Apesar de também poder surgir em adultos, a alergia ao leite normalmente inicia durante a infância, mas tende a desaparecer após os 4 anos de idade. Ao surgirem os sintomas, deve-se procurar o pediatra para ter o diagnóstico da doença e iniciar o tratamento para não prejudicar o crescimento da criança.
Sintomas da alergia
Dependendo da gravidade da alergia, os sintomas podem surgir minutos, horas ou dias após a ingestão de leite. Nos casos mais graves, até o contato com o cheiro do leite ou com produtos de cosmética que têm leite na composição podem fazer surgir os sintomas, que são:
- Vermelhidão e coceira na pele;
- Vômito em forma de jato;
- Diarreia;
- Fezes com presença de sangue;
- Prisão de ventre;
- Coceira ao redor da boca;
- Inchaço dos olhos e lábios;
- Tosse, chiado ou falta de ar.
- Como alergia à proteína do leite de vaca pode causar diminuição do crescimento devido à má alimentação, sendo importante procurar o médico na presença desses sintomas.
Tratamento
O tratamento da alergia ao leite de vaca é feito com a retirada do leite e de seus derivados da dieta, estando proibido também o consumo de alimentos que levam leite na receita, como biscoitos, bolos, pizzas, molhos e sobremesas.
O leite adequado para a criança tomar deve ser indicado pelo pediatra, pois deve ser um leite completo, mas sem apresentar a proteína do leite de vaca que causa alergia. Alguns exemplos de fórmulas lácteas indicadas para estes casos são Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré. Veja qual o leite mais adaptado ao seu bebê.
Caso a fórmula que o bebê esteja tomando não seja completa, o pediatra deve indicar alguns suplementos que devem ser utilizados para evitar a deficiência de vitaminas ou minerais que podem causar doenças como Escorbuto, que é a falta de vitamina C, ou Beribéri, por falta de vitamina B, por exemplo.
Sempre procure um médico especialista para um acompanhamento profissional e que vai tratar com todo cuidado a condição do bebê.
MAIS LIDAS
CATEGORIAS
OUTRAS POSTAGENS
A importância do intestino para a saúde geral do corpo
socialmedia - 14 NOVEMBRO 2024
O metabolismo realmente desacelera com o passar dos anos?
socialmedia - 07 NOVEMBRO 2024
A importância de adaptar a alimentação durante a melhor idade.
socialmedia - 05 NOVEMBRO 2024
Botulismo: quais são os alimentos com maior risco de contaminação?
socialmedia - 29 OUTUBRO 2024
Por que as fibras são importante para o organismo?
socialmedia - 25 OUTUBRO 2024
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Central de agendamento e consultas
Ligue (34) 3233 - 3700Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h
Sábado - 07h às 12h
Dúvidas ou sugestões
Envie sua mensagem paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Faça parte desta equipe
Envie seu currículo paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,Uberlândia - MG, 38400-435
Feito pela Agência Why - Feito pensando em você