SINTOMAS PÓS-COVID: SAIBA O QUE É VERDADE E O QUE É MITO.

PUBLICADO EM:24 MARçO 2021

Imagem postagem SINTOMAS PÓS-COVID: SAIBA O QUE É VERDADE E O QUE É MITO.

• Fadiga, fraqueza  e  baixa  resistência -  A  fadiga é  o sintoma  mais comum  experimentado pelos pacientes, independentemente da necessidade de hospitalização, ela pode ser  profunda e durar três meses ou mais, principalmente   entre os  sobreviventes de UTI;

• Falta de ar - pode  persistir, resolvendo-se lentamente na maioria dos pacientes   em  dois a três meses, às vezes mais tempo;

• Tosse crônica - pode persistir em duas a três semanas após os sintomas iniciais;

• Desconforto no peito - desaparece lentamente;

• Paladar e olfato - homens recuperam mais  rapidamente  o olfato do que  mulheres, principalmente nos  casos onde não houve  perda  total do olfato;

• Psicológico - Ansiedade e depressão, são comuns após  infecção aguda  por COVID-19, estes sintomas melhoram com o tempo, mas podem  persistir por  até  três meses;

• Sintomas  gastrointestinais/nutricionais -  Náusea e  diarreia  podem persistir e  desaparecer lentamente  após  a infecção  aguda. No entanto, pacientes  com  sintomas novos  ou progressivos, ou  sintomas que  não  estão  resolvendo, um  diagnóstico  alternativo deve  ser   considerado, requerendo investigação;

• Perda  de peso - na  fase  aguda é  frequente, e  a  persistência   desta  perda   é multifatorial  e pode envolver  perda de apetite,  disfunção  de deglutição , paladar  e olfato  desordenado. Encorajamos os pacientes  a  fazerem  refeições pequenas  e  a  consulta nutricional  é apropriada. A  avaliação  fonoaudiológica é necessária  para pacientes  com  disfunção da  deglutição.