NOSSO BLOG

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA CELÍACA

PUBLICADO EM:23 ABRIL 2021
Gastro Clínica

Imagem postagem SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA CELÍACA


A doença celíaca é uma doença auto-imune que afeta primariamente o trato  gastrointestinal de indivíduos geneticamente predispostos e é induzida pelo   consumo  de proteínas  presente  no trigo, centeio e na  cevada, denominadas glúten.

A forma clássica de apresentação é caracterizada por fezes gordurosas, distensão  abdominal, perda  de peso e astenia. Contudo é necessário lembrar que a diarréia ocorre  em menos de 50% dos casos.

O quadro clínico é bem variável e  depende de idade, sensibilidade e quantidade de  glúten ingerido. Pode se apresentar apenas com dor  abdominal, distensão abdominal, náuseas, vômitos, aftas orais, anemia, flatulência excessiva.

Pode  se  manifestar  com  vários  sintomas  extra- intestinais, e  destes a  anemia  é  a mais frequente. Lesões de pele como psoríase, aftas, infertilidade,alterações  endócrinas, neurológicas, hepáticas podem também  estar  presentes.

O teste considerado “padrão-ouro” no diagnóstico é a biópsia do intestino  delgado obtida  durante a endoscopia digestiva. E para completar o diagnóstico, associar o exame  sorológico.

O  tratamento consiste em excluir o glúten da dieta por toda a vida dos pacientes. É recomendável uma consulta com nutricionista no intuito de oferecer uma dieta sem  glúten, mas com nutrientes adequados. 

È  fundamental  avaliação desses pacientes  entre o  terceiro  e  sexto mês  de  diagnóstico para verificar a adesão à dieta, monitorar as complicações e os possíveis sinais de doença  auto-imune associada


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você