NOSSO BLOG

Probióticos têm ação na diarreia associada ao covid?

PUBLICADO EM:02 JUNHO 2021
Gastro Clínica

Imagem postagem Probióticos têm ação na diarreia associada ao covid?


Os sintomas associados à infecção por covid-19 são variados, como febre, tosse, letargia e sintomas gastrointestinais como: diarreia, alterações das enzimas hepáticas com aumento do fígado e esteatose. Alguns trabalhos mostram que a diarreia está associada ao desequilíbrio do microbioma intestinal, com um declínio nos microrganismos benéficos (Lactobacillus e Bifidobacterium).


Atualmente, é entendido que ocorre uma interação dinâmica entre o microbioma e o eixo intestino-pulmonar, isto é, a comunidade bacteriana intestinal balanceada é vital para a imunidade pulmonar.


Numerosos estudos sugerem que as alterações desta flora (conhecida como disbiose), influenciam a modulação da resposta imune do pulmão.


Embora não haja nenhuma maneira do microbioma intestinal proteger contra o vírus, existem evidências científicas que mostram uma relação próxima entre a microbiota e os sistema imunológico, por isso é importante se considerar isto no combate ao coronavírus.


É muito cedo no entanto para recomendar probióticos para prevenir a pneumonia ou reduzir a mortalidade nestes pacientes, mas deve-se considerar o fortalecimento do sistema imunológico associado ao intestino, com o aumento do consumo de fibras, prebióticos e probióticos.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você