O que é gastroenterite viral?

PUBLICADO EM:11 SETEMBRO 2019

Imagem postagem O que é gastroenterite viral?

A gastroenterite viral é uma infecção que pode causar diarreia e vômito. Ela ocorre quando o estômago e os intestinos de uma pessoa são infectados por um vírus.

Tanto adultos como crianças podem contrair a gastroenterite viral. O contágio acontece através do contato com uma pessoa infectada ou com uma superfície com o vírus, ou por não lavar as mãos adequadamente depois.

Quais são os sintomas da gastroenterite

Diarreia e vômitos são os sintomas principais, que se não forem tratados de maneira eficaz, podem levar à desidratação, sendo que, nas crianças e em idosos, tais ocorrências podem ser graves.

Outros sintomas prováveis:

• Febre;

• Dor de cabeça ou dores musculares;

• Dor na barriga ou cólicas;

• Perda de apetite.

Pessoas com gastroenterite viral precisam realizar exames?

Normalmente não precisa, sendo facilmente identificada pelo seu médico, mas em alguns casos é preciso realizar:

• Exames de sangue;

• Testes de urina;

• Testes em uma amostra de evacuação.

Há algo que eu possa fazer sozinho?

Sim. Pessoas com gastroenterite viral precisam beber uma quantidade de líquidos suficiente para não ficarem desidratadas. Alguns líquidos são mais eficazes contra a desidratação, crianças mais velhas e adultos podem beber bebidas esportivas e água de coco, caso consigam ingerir por via oral.

O paciente com gastroenterite viral deve evitar beber suco ou refrigerante, que podem piorar a diarreia em alguns casos. A maioria das pessoas não precisam de tratamento específico, porque os sintomas desaparecerão por conta própria. Diminua a alimentação e, se tiver fome, é melhor comer carnes magras, frutas, legumes e pães integrais e cereais. Evite comer alimentos com muita gordura ou açúcar, o que pode agravar os sintomas.

Adultos com mais de 65 anos, com presença de febre, evacuações com sangue, diarreia e vômitos persistentes, dor abdominal intensa, vômitos de sangue, sinais de desidratação, não se automedique! Procure um médico.