NOSSO BLOG

FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER COLORRETAL

PUBLICADO EM:29 SETEMBRO 2021
Gastro Clínica

Imagem postagem FATORES DE RISCO PARA O CÂNCER COLORRETAL


O câncer colorretal, apesar de ser uma doença passível de prevenção por meio do diagnóstico precoce, ainda ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos mais frequentes. Cerca de 60% dos casos ocorrem em regiões mais desenvolvidas. A idade é o fator de risco de maior importância, sendo que 90% dos casos são diagnosticados após os 50 anos e o risco tende a aumentar com a idade.

A gordura alimentar, especialmente a gordura animal saturada, também tem sido implicada como um fator importante de risco. A carne vermelha tem potenciais carcinogênicos, independente do conteúdo de gordura. Ela é rica em ferro que pode aumentar a produção de radicais livres no cólon, os quais podem provocar danos crônicos à mucosa. Ela ainda estimula a produção de componentes nitrosos, os quais são carcinógenos conhecidos. 

O mecanismo como as fibras podem prevenir este tipo de câncer ainda são conflitantes, mas é certo que elas são um dos fatores protetores.

O álcool tem um possível papel na carcinogênese, observando-se que a ingestão de duas doses ou mais de bebida alcoólica por dia podem aumentar o risco, tanto em homens quanto em mulheres, independente do tipo (destilada ou não), ou do tempo de exposição.

A obesidade aumenta o risco em homens e mulheres em pós-menopausa por intermédio da resistência à insulina.

Os estudos recentes apontam nítida associação entre o hábito de fumar e o desenvolvimento de pólipos colorretais

Indivíduos com história de câncer de intestino ou pólipos podem ter risco aumentado em até 20%, e este risco aumenta mais ainda se tiver mais que um parente portador de pólipos.

A colonoscopia é considerada padrão ouro para a detecção precoce, e é um método que também possibilita o tratamento imediato. A colonoscopia virtual é um método minimamente  invasivo e tem sido considerado uma alternativa para o rastreamento nos casos onde não se consegue fazer o exame tradicional de colonoscopia.

A ressonância magnética só tem valor no estadiamento do tumor, não tem papel no diagnóstico. Os marcadores tumorais (CEA) apresentam valor somente para o prognóstico e acompanhamento.

A ressecção cirúrgica é o principal pilar no tratamento. CUIDE-SE!!


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você