NOSSO BLOG
Endoscopia na gravidez, preciso me preocupar?
PUBLICADO EM:25 OUTUBRO 2018
Gastro Clínica
Então vamos lá, a endoscopia é um exame no qual um fino tubo, chamado endoscópio, é introduzido através da boca até ao estômago, para permitir observar as paredes de órgãos como o esôfago, o estômago e o início do intestino. Assim, é um exame muito utilizado para tentar identificar uma causa para algum desconforto abdominal que dura há muito tempo, com sintomas como dor, náusea, vômitos, queimação, refluxo ou dificuldade para engolir, por exemplo.
Como é o procedimento?
Durante o exame, a pessoa normalmente fica deitado de lado e coloca um anestésico na garganta, para diminuir a sensibilidade do local e facilitar a passagem do endoscópio. Devido ao uso do anestésico o exame não dói, e em alguns casos também podem ser usados sedativos para fazer o paciente relaxar e dormir.
Um pequeno tubo de plástico é colocado na boca para que ela se mantenha aberta durante todo o procedimento, e para facilitar a passagem do endoscópio e melhorar a visualização, o médico libera ar através do aparelho, o que depois de alguns minutos pode causar sensação de estômago cheio.
As imagens obtidas durante o exame podem ser gravadas, e durante o mesmo procedimento o médico pode retirar pólipos, colher material para biópsia ou aplicar medicamentos no local.
Posso fazer endoscopia se estiver grávida? Preciso me preocupar?
Quando indicado pelo/a médico/a, o exame de endoscopia pode ser realizado durante a gravidez, sim. E não precisa se preocupar, ele não é prejudicial ao bebê e nem leva riscos para a gestante.
Mas exige cuidados. A má administração de medicamentos sedativos, que, quando feita incorretamente, pode fazer mal ao feto. A presença de um anestesista é importante para assegurar a saúde de ambos. Além disso, o jejum deve ser respeitado à risca pela mãe, para evitar refluxos ou aspiração do conteúdo gástrico durante o procedimento, já que o útero estará ocupando uma grande parte da cavidade abdominal.
Como já dissemos, a endoscopia durante a gravidez, pode ser feita se tiver uma forte indicação, mas sempre que possível evitar no primeiro trimestre de gravidez, pela não segurança do uso das drogas de sedação neste período. Sempre fazer com monitoramento materno- fetal.
Concluindo
Se você estiver amamentando, espere pelo menos 4 hrs após o procedimento, depois deste tempo, esvazie o peito, e então pode começar a amamentação normal.
MAIS LIDAS
CATEGORIAS
OUTRAS POSTAGENS
Saúde Gástrica: Evite Exageros nas Festas de Fim de Ano
socialmedia - 05 DEZEMBRO 2024
Impacto dos Antibióticos na Microbiota Intestinal
socialmedia - 28 NOVEMBRO 2024
Intolerância Alimentar na fase adulta
socialmedia - 22 NOVEMBRO 2024
A importância do intestino para a saúde geral do corpo
socialmedia - 14 NOVEMBRO 2024
O metabolismo realmente desacelera com o passar dos anos?
socialmedia - 07 NOVEMBRO 2024
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Central de agendamento e consultas
Ligue (34) 3233 - 3700Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h
Sábado - 07h às 12h
Dúvidas ou sugestões
Envie sua mensagem paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Faça parte desta equipe
Envie seu currículo paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,Uberlândia - MG, 38400-435
Feito pela Agência Why - Feito pensando em você