Dor no Tórax Pode Ser Problema Digestivo?

PUBLICADO EM:06 NOVEMBRO 2019

Imagem postagem Dor no Tórax Pode Ser Problema Digestivo?

Dor na região anterior do tórax representa um sintoma alarmante, pela freqüente associação com doenças do coração. Diante de dor aguda persistente nesta região, sempre se faz necessário uma investigação cardiovascular.

HISTÓRIA CLÍNICA

A história clinica geralmente não permite distinguir pacientes com dor de origem cardíaca daqueles com dor de origem esofagiana, e a presença de problemas esofagianos não constitui um dado definitivo da origem da dor, dada a elevada prevalência de associação de doenças cardíacas e esofageanas.

A doença do refluxo gastroesofágico é afecção mais prevalente, mas várias outras patologias do esôfago têm que ser investigadas como aquelas que levam a uma alteração na motilidade do esôfago. Uma patologia que vem sendo diagnosticada com mais frequência é a Esofagite eosinofílica (alérgica)

CAUSAS

As doenças funcionais associadas a distúrbios psíquicos, transtorno do pânico, ansiedade e depressão, também tem que ser considerada.

A doença biliar (cólica de vesícula) menos comumente, pode se manifestar com dor aguda nesta região, e deve sempre ser pensada na presença de vômitos junto com a dor.

A investigação do esôfago começa com a realização de endoscopia digestiva, para exclusão de lesão de mucosa.  A ausência de lesão não exclui o diagnóstico, mas se deve complementar a investigação com uma phmetria .

Outros distúrbios digestivos, que comprometem o abdome superior, podem também se manifestar com dor torácica como pancreatite,  hepatite, doença ulcerosa péptica, aumento de baço e inflamação da vesícula, mas nestes casos geralmente se encontra alguma outra queixa associada que ajuda no esclarecimento  do quadro.

Diante de uma dor torácica não se automedique, é necessária uma investigação clínica minuciosa.