NOSSO BLOG

ALIMENTOS QUE PODEM PIORAR OS GASES INTESTINAIS

PUBLICADO EM:29 MAIO 2020
Gastro Clínica

Imagem postagem ALIMENTOS QUE PODEM PIORAR OS GASES INTESTINAIS


Alguns tipos de carboidratos são difíceis para o nosso organismo absorver. Conhecidos como FODMAPS (Sigla em inglês, para monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polióis), estes açúcares, são fermentáveis e em algumas pessoas podem provocar vários sintomas como azia, intestino preso ou diarreia, inchaço abdominal, gases. Uma dieta de baixo FODMAP é conseguida simplesmente evitando alimentos ricos nestes carboidratos.  Vá retirando um por grupos alimentares os alimentos que fazem parte da sua dieta, observe os sintomas pelo menos durante uma semana, reintroduza um por um para avaliar o grau de tolerância alimentar de cada um.  A dieta pobre em fodmaps, melhora os sintomas em 70% dos pacientes portadores de SII com sintomas de distensão abdominal e gases, se após um período de 6 semanas os sintomas persistirem, é sinal que a dieta não dá certo.

O café preto não contem FODMAPS, mas a cafeína é um estimulante intestinal, e pode levar a desconforto intestinal. O chá verde, preto e de hortelã tem baixo teor, mas o chá de camomila e refrigerantes podem piorar os sintomas. Vale lembrar que esta dieta não combina com todos os tipos de problemas digestivos, e é sempre bom ter a ajuda de um profissional para te orientar.

Alimentos com alto teor de Fodmaps   

Frutas: maçã, pêra, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, manga. Os sucos naturais, produtos que contêm xarope de milho e frutose, mel e frutas enlatadas.

Leite: de vaca, cabra, iogurtes, creme cheese, cottage, leite condensado, sorvete, queijo fresco.  

Hortaliças e leguminosas: alho, cebola, alho-poro, couve flor, feijão, lentilha, aspargo, beterraba, brócolis, cogumelo, ervilha, grão de bico, pistache, molho de tomate,  ketchup. 

Cereais e massas:  produtos contendo trigo, centeio, cereais contendo xarope de milho.

Alimentos com baixo teor de Fodmaps 

Frutas-banana, amora, carambola, uva, abacaxi, melão, kiwi, limão, laranja, tangerina, morango, maracujá, abacaxi.  

Leite: leite sem lactose, leites vegetais de amêndoas, soja, arroz, queijos curados como parmesão, chedar, brie ou camembert, manteiga.  

Hortaliças  e leguminosas:  alface, cebolinha, pepino, batata, batata doce, couve,  abobora, abobrinha, espinafre, berinjela, quiabo, milho, rabanete, milho, broto de bambu. 

Cereais e massas: quinoa, aveia, biscoitos sem glúten, farinha de milho, pães e massas  sem glúten.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você