NOSSO BLOG

Afinal, o que é doença de Crohn?

PUBLICADO EM:05 AGOSTO 2019
Gastro Clínica

Imagem postagem Afinal, o que é doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença autoimune, isto é, o sistema imunológico reconhece o revestimento do trato digestivo como estranho e o ataca, causando inflamação. Esta inflamação leva ao aparecimento de úlceras e sangramentos, geralmente afetando a última parte do intestino delgado(íleo), apesar de poder afetar qualquer parte do sistema digestivo, desde a boca até o ânus.

Assim como a Retocolite Ulcerativa, a Doença de Crohn é uma patologia inflamatória intestinal, e ambas são crônicas, com ciclos repetitivos de crises intermitentes, seguido por períodos de ausência de sintomas. O padrão é variável e os surtos podem durar semanas ou meses. Para qualquer pessoa, o tratamento contínuo aumenta a chance de entrar e permanecer em remissão.

Quais são os principais sintomas? 


Os sintomas mais relatados são: dor abdominal, diarreia, fadiga, perda de peso e dor anal.

Algumas pessoas podem apresentar outros sintomas como feridas na boca, artrite, problemas oculares, fissuras e fístulas anais.

Quais são as principais causas?


Ainda são desconhecidos os motivos que levam determinados indivíduos a desenvolver a Doença de Crohn. Porém, a questão genética, ou seja, a presença de caso na família, aumenta a possibilidade de aparecimento da doença.

Qual o tratamento indicado?

A Doença de Crohn que não tem cura, mas os medicamentos podem aliviar os sintomas e ajudar a entrar em remissão. A escolha do medicamento vai depender da gravidade dos sintomas, da idade do paciente e vários outros fatores. 

A realização de cirurgia pode ser recomendada quando os medicamentos não são eficazes, ou   para tentar resolver as complicações da doença. Mas é importante ressaltar que a cirurgia também não é uma cura e, depois dela, deve-se continuar com o uso dos medicamentos.

Outras informações

- O hábito de fumar aumenta o risco de agravamento da doença.

- A Doença de Crohn aumenta o risco de câncer de intestino, dependendo do tempo da doença e da extensão do acometimento. Por isso, é recomendado rastreamento para câncer de intestino com frequência, através de exames colonoscópios.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você