Verdades e mentiras sobre o Omeprazol e outros “prazois”

PUBLICADO EM:05 JUNHO 2019

Imagem postagem Verdades e mentiras sobre o Omeprazol e outros “prazois”

Existem muitas teorias sobre os riscos do uso dos medicamentos mais comuns para tratar doenças do tubo digestivo, relacionadas ao excesso de acidez. Os remédios com nomes terminados em “prazol”, sendo o Omeprazol o mais conhecido, são vistos com muita desconfiança e medo por parte dos pacientes.

Muitas dúvidas e informações desencontradas

Risco aumentado de câncer, maior risco de Alzheimer, doenças dos rins e dos ossos e falta de vitaminas são algumas preocupações. Mas será que isto é verdade? Este tipo de remédio realmente oferece todos estes riscos?

Esses medicamentos, utilizados desde 1980, são muito eficazes para doenças relacionadas ao excesso de acidez (gastrite, refluxo, ulceras) e são considerados muito seguros também. Seu uso correto mudou a história do tratamento das úlceras, diminuindo a necessidade de cirurgias para reparação de perfurações, estreitamentos e sangramentos.

Mitos

Não existe nenhuma comprovação científica que associe o uso destas drogas ao aumento do risco de demência, nem da incidência de doenças renais, pneumonia ou câncer.

Fatos comprovados

O uso crônico do Omeprazol pode diminuir a absorção de vitaminas, como a B12, e magnésio, assim como o aumento da incidência de algumas infecções intestinais.

O uso correto é fundamental

O grande problema, não apenas desse tipo de medicamento, é o uso abusivo e sem critério. Há quem use algum “prazol” há anos, sem nunca ter feito ao menos um exame do estômago e sem ao menos tentar mudar seus hábitos alimentares. Qualquer remédio, se usado da forma errada e abusiva, pode causar danos à saúde. Atenção! Evite se automedicar, procure sempre uma orientação profissional.

Interações medicamentosas

Os “prazois”, administrados junto com alguns antidepressivos, anticoagulantes ou anticonvulsivantes, pode aumentar ou diminuir a ação destes, podendo levar a consequências, por tanto requer cuidado o uso conjunto com estes medicamentos.

Resumo

Confira abaixo, um resumo sobre algumas verdades e mentiras em relação ao uso do Omeprazol e similares:

• PODEM DIMINUIR A ABSORÇÃO DE VITAMINAS - VERDADE;

• PODEM CAUSAR DEMÊNCIA - MENTIRA;

• PODEM PIORAR DOENÇAS RENAIS - MENTIRA;

• PODEM AUMENTAR INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES INTESTINAIS - VERDADE;

• PODEM CAUSAR PNEUMONIA - MENTIRA;

• PODEM AUMENTAR INCIDÊNCIA DE POLIPOS GÁSTRICOS - VERDADE.