NOSSO BLOG

PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL

PUBLICADO EM:16 JUNHO 2020
Gastro Clínica

Imagem postagem PREVENÇÃO DO CÂNCER COLORRETAL


Apesar da evolução dos tratamentos e do alto índice de diagnóstico precoce, o câncer colorretal vem mantendo uma curva ascendente nos países ocidentais. 

A neoplasia colorretal e seus precursores, os pólipos adenomatosos, são doenças multifatoriais, sofrendo influência de agentes externos, ambientais  e dietéticos, além  de hereditariedade. Vários autores descreveram que somente 5 a 10% dos tumores são causados por defeitos genéticos hereditários e que os restantes são esporádicos, causados por  mutações  genéticas  no indivíduo, sob  influência  de  fatores ambientais, alimentação e estilo  de vida, o que apresenta uma  grande oportunidade para prevenção.

Aproximadamente 70% da incidência de tumores está associada à dieta, sendo que alguns tipos de alimentos aceleram o crescimento dos tumores e outros  inibem.

Reconhece-se que a dieta ocidental caracterizada por alto teor de gorduras saturadas, proteína de origem animal (carne vermelha, carne processada) e baixo teor de fibras (frutas, vegetais e cereais) está associada a maior potencial carcinogênico. Fatores relacionados ao estilo de vida como fumo, sedentarismo, obesidade, consumo excessivo de álcool, conservantes, também foram incriminados. Por outro lado, são considerados fatores protetores o cálcio, vitamina D, folatos, selênio, vitamina e antioxidantes.

A prevenção primária consiste na identificação dos fatores de risco e na promoção de modificações no estilo de vida, de hábitos e na composição da dieta.As recomendações atuais são:

-consumir diariamente fibras, frutas e vegetais (25-30g/dia;
-praticar atividade física regular;
-evitar gorduras saturadas, redução para até 30% das calorias totais da dieta;
-evitar carne vermelha, processada e, principalmente, muito assada;-consumir peixe 2 a 3 vezes/semana;
-não fumar;-tomar 2 a 3 litros de água/dia;
-não ingerir bebidas alcoólicas em excesso;
-manter-se no peso ideal, evitar a obesidade;
-fazer um exame colonoscópico a partir dos 50 anos, mesmo sem queixas, e mais precoce com historia familiar, e sempre que indicado pelo seu médico.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você