NOSSO BLOG

É Possível ter uma Vida Normal com uma Colostomia/Ileostomia?

PUBLICADO EM:03 DEZEMBRO 2019
Gastro Clínica

Imagem postagem É Possível ter uma Vida Normal com uma Colostomia/Ileostomia?

Colostomia/ileostomia são procedimentos cirúrgicos onde se exterioriza o intestino através da parede abdominal, podendo ser do lado direito ou do esquerdo de acordo com o caso, com a colocação de uma “bolsa” para armazenar o conteúdo fecal.

Ao longo da vida, os seres humanos estão propensos a adquirir doenças benignas, malignas, além dos acidentes e traumas no sistema digestivo. A indicação de colostomia ocorre pela impossibilidade de preservar o trânsito intestinal até o reto e canal anal ou pela perda definitiva da porção final do trato digestivo (reto e canal anal). A principal função destas “bolsas” é armazenar o conteúdo fecal drenado, proteger contra odores e proteger a pele do conteúdo drenado.

CUIDADOS

Quando um paciente necessita realizar uma colostomia, deve ser devidamente orientado e adaptado a conviver com essa nova situação, aprender a usar a bolsa, esvaziá-la quando necessário, fazer o devido asseio mantendo medidas para proteção da pele. Odor e gás são preocupações de todos os pacientes, mas ele deve estar ciente que as bolsas são  à prova de odor . As modificações na dieta são mínimas, alguns são orientados a evitar alguns tipos de alimentos para diminuir os gases e aumento das quantidades de líquidos ingeridos.

PREOCUPAÇÕES

Uma preocupação comum para muitos pacientes é o impacto da bolsa nas atividades da vida diária. O paciente pode ter certeza de que a maioria das atividades pode ser retomada com segurança com modificações mínimas, se houver alguma. Como exemplo, o banho pode ser realizado normalmente, e geralmente não são necessárias modificações na roupa. A maioria das atividades esportivas também podem ser realizadas. A adição de um cinto é útil para manter a vedação da bolsa durante atividades vigorosas e com transpiração intensa.

A atividade sexual é uma preocupação particular para muitos pacientes, mas ela não interfere na função sexual orgânica.  Em alguns casos é aconselhável um acompanhamento psicológico do paciente e do parceiro para se adaptar às condições. É útil que o paciente esvazie a bolsa antes de se envolver numa atividade sexual, e a vede corretamente. Muitos pacientes optam pelo uso de lingerie e roupas íntimas protetoras projetadas especificamente para estes pacientes.

VIVENDO UMA VIDA RELATIVAMENTE NORMAL

Existem milhares de pessoas com ostomias (colostomia e ileostomia) no mundo inteiro, vivendo e buscando seus objetivos de vida. A perda de um órgão, como o reto, canal anal ou qualquer outra parte do corpo, jamais deverá se transformar em motivo para estigmatizar um ser humano, fazendo postagens desagradáveis e destrutivos. Independentemente delas serem definitivas ou temporárias, são realizadas para preservar a vida e quando temporária, o momento da reconstrução do transito intestinal será no momento adequado para que esse paciente não tenha mais riscos de vida.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você