Parasitoses Intestinais ainda São Doenças Prevalentes?

PUBLICADO EM:14 OUTUBRO 2019

Imagem postagem Parasitoses Intestinais ainda São Doenças Prevalentes?

PARASITOSES INTESTINAIS AINDA SÃO DOENÇAS PREVALENTES?

Apesar dos grandes avanços tecnológicos e da melhoria dos índices de desenvolvimento humano da população mundial, ainda há números alarmantes de indivíduos infectado por parasitas intestinais.

Estima-se que quase a metade da população mundial, esteja infectada com pelo menos um parasita. Isto se deve a baixa qualidade da água consumida, aglomerados populacionais em condições precárias, insuficiente educação sanitária e deficiência na destinação dos dejetos humanos.

SINTOMAS

As parasitoses intestinais são frequentemente assintomáticas. Os sintomas quando presentes, não são capazes de identificar o agente envolvido. Os sintomas inespecíficos mais referidos são perda de apetite, náuseas, vômitos, desconforto abdominal, perda de peso, alterações do hábito intestinal, sendo a diarréia a mais freqüente.

Deve-se suspeitar e investigar parasitoses em indivíduos com sintomas gastrointestinais persistentes, anemia por deficiência de ferro, ou presença de células alérgica no sangue persistentes sem causas alérgicas evidentes, indivíduos imunodeprimidos ou que necessitam de terapia imunossupressora.

TRATAMENTO

O achado de larvas, ovos, cistos ou trofozoítos em exames de fezes, nos autoriza a fazer um tratamento específico, mas em muitos casos uma prova terapêutica, orientada pela sintomatologia do paciente, ou com uma droga polivalente, é a conduta mais certa.

Durante a gestação deve-se evitar o uso de drogas antiparasitárias, particularmente no primeiro trimestre.

Observar sempre a idade mínima estabelecida para o uso das diversas drogas.

Além da terapêutica específica antiparasitária deve-se ter atenção à correção das anormalidades clínicas apresentadas pelos pacientes como diarréia, constipação, anemia e desnutrição.

Atualmente existem grande quantidades de drogas disponíveis e eficazes, com poucos efeitos colaterais, e de baixo custo. Existem alguns casos de resistência, sendo necessário nestes casos usar vários tipos de drogas para ter um bom resultado.