O que é Hérnia de hiato?

PUBLICADO EM:17 JULHO 2019

Imagem postagem O que é Hérnia de hiato?

hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax, por meio de uma abertura no diafragma, chamada hiato diafragmático. O diafragma é um músculo muito importante na respiração e separa o tórax do abdome. Como a pressão dentro do tórax é negativa (para que possamos respirar sem esforço) essa subida do estômago ao tórax contribui para o refluxo de ácido do estômago para o esôfago causando vários sintomas como: azia, eructações (arrotos), dor no peito, regurgitação, náuseas e às vezes até tosse e rouquidão.

Quais as causas?

Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver hérnia de hiato, mas cientistas acreditam que este problema possa ser resultado de um enfraquecimento da musculatura com a idade (mais comum após os 50 anos), que permite que parte do estômago passe através do hiato do diafragma para o tórax. Situações que aumentem a pressão intra-abdominal, como obesidade e gravidez, também podem favorecer o desenvolvimento deste problema.

As hérnias de hiato podem ter tamanhos variados com os sintomas sendo mais exuberantes em hérnia mais volumosas.

Como a Hérnia de Hiato é diagnosticada e tratada?

O diagnóstico é feito através do quadro clínico, auxiliado por exames complementares como o raio-x contrastado, manometria esofágica de alta resolução e a endoscopia digestiva alta.

O tratamento conservador, que envolve mudanças de hábitos alimentares e uso de medicamentos, é o mais usado. Já a cirurgia, é recomendada em situações em que os sintomas são muito intensos, quando a hérnia é muito volumosa (hérnia maiores que 5cm), e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido. A cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico.

Prevenção

Abaixo, algumas recomendações que podem evitar ou dificultar o surgimento desta doença:

• Evite alimentos gordurosos, muito condimentados e frituras;

• Procure não beber álcool nem bebidas gaseificadas,

• Não fume;

• Evite ou diminua o consumo de café e chocolates;

• Não consuma muito líquido durante as refeições;

• Faça refeições menores, mais leves e mais próximas umas das outras;

• Eleve a cabeceira da cama;

• Evite deitar logo após as refeições.