NOSSO BLOG

O papel da alimentação no combate aos problemas no estômago

PUBLICADO EM:25 OUTUBRO 2018
Gastro Clínica

Imagem postagem O papel da alimentação no combate aos problemas no estômago

Quem nunca reclamou de uma queimação ou um incômodo estomacal depois de exagerar na alimentação do fim de semana? Sintomas como azia e queimação são muito comuns e fazem parte do vocabulário das pessoas, especialmente dos adultos. O cafezinho, a feijoada, a cervejinha… todos conhecemos bem o desconforto causado pela comida que não caiu bem. Mas, quando esses sinais tornam-se frequentes é preciso ficar alerta para doenças que podem prejudicar seriamente a nossa saúde.

Quando falamos em má alimentação, percebemos que depois dos 25 anos, o corpo começa a mudar. Você já deve ter notado que não tem mais facilidade para perder os quilinhos que ganhou em uma viagem ou as medidas extras acrescentadas em um fim de semana. A verdade é que os quilos a mais não são o problema principal que a má alimentação causa no organismo.

Além deles, os maus hábitos alimentares vêm acompanhados de colesterol alto, gastrite, má digestão e até problemas mais graves como refluxo e, em longo prazo, diabetes. Sair da linha de vez em quando - uma ou duas vezes por mês - não é problema, desde que uma alimentação saudável e exercícios físicos sejam parte constante da rotina.

Os problemas de estômago podem ser intensificados quando comemos alguns alimentos, como é o caso dos laticínios e alguns vegetais como brócolis e couve-flor. Deve-se evitar também alimentos gordurosos e ácidos que podem aumentar o suco gástrico do estômago, como é o caso da mexerica, laranja, abacaxi, vinagre e café.

Para um bom planejamento alimentar faça escolhas inteligentes:


 

GRUPO DAS FRUTAS - Consumir frutas regionais, da época, variar os tipos. Prefira sucos sem açúcar. Consumir frutas, quando possível, com casca e bagaço.

GRUPO DO LEGUMES E VERDURAS: Variar preparações cruas e cozidas. Cozinhar os alimentos com pouca água e no vapor. Preparar molhos naturais utilizando tomate e temperos frescos. Não se esquecer das folhas verdes-escuras

GRUPO CARNES E OVOS - Preferir carne magras, retire as gorduras aparentes e as peles das aves. Consumir peixe pelo menos uma vez por semana. Preferir ovos cozidos aos fritos. Optar pelas carnes assadas e grelhadas. É importante evitar alimentos embutidos como salsicha e linguiça.

GRUPO ÓLEOS E GORDURAS - Preferir azeite e óleos vegetais à gorduras animais.

GRUPO AÇÚCAR E DOCES - Usar pouco açúcar nas preparações culinárias e evitar adoçar bebidas como sucos, vitaminas, café e chá.

Lembre-se de sempre procurar orientação médica especializada. O gastroenterologista vai tratar melhor sua condição e tirar todas as dúvidas.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você