NOSSO BLOG
O papel da alimentação no combate aos problemas no estômago
PUBLICADO EM:25 OUTUBRO 2018
Gastro Clínica
Quando falamos em má alimentação, percebemos que depois dos 25 anos, o corpo começa a mudar. Você já deve ter notado que não tem mais facilidade para perder os quilinhos que ganhou em uma viagem ou as medidas extras acrescentadas em um fim de semana. A verdade é que os quilos a mais não são o problema principal que a má alimentação causa no organismo.
Além deles, os maus hábitos alimentares vêm acompanhados de colesterol alto, gastrite, má digestão e até problemas mais graves como refluxo e, em longo prazo, diabetes. Sair da linha de vez em quando - uma ou duas vezes por mês - não é problema, desde que uma alimentação saudável e exercícios físicos sejam parte constante da rotina.
Os problemas de estômago podem ser intensificados quando comemos alguns alimentos, como é o caso dos laticínios e alguns vegetais como brócolis e couve-flor. Deve-se evitar também alimentos gordurosos e ácidos que podem aumentar o suco gástrico do estômago, como é o caso da mexerica, laranja, abacaxi, vinagre e café.
Para um bom planejamento alimentar faça escolhas inteligentes:
GRUPO DAS FRUTAS - Consumir frutas regionais, da época, variar os tipos. Prefira sucos sem açúcar. Consumir frutas, quando possível, com casca e bagaço.
GRUPO DO LEGUMES E VERDURAS: Variar preparações cruas e cozidas. Cozinhar os alimentos com pouca água e no vapor. Preparar molhos naturais utilizando tomate e temperos frescos. Não se esquecer das folhas verdes-escuras
GRUPO CARNES E OVOS - Preferir carne magras, retire as gorduras aparentes e as peles das aves. Consumir peixe pelo menos uma vez por semana. Preferir ovos cozidos aos fritos. Optar pelas carnes assadas e grelhadas. É importante evitar alimentos embutidos como salsicha e linguiça.
GRUPO ÓLEOS E GORDURAS - Preferir azeite e óleos vegetais à gorduras animais.
GRUPO AÇÚCAR E DOCES - Usar pouco açúcar nas preparações culinárias e evitar adoçar bebidas como sucos, vitaminas, café e chá.
Lembre-se de sempre procurar orientação médica especializada. O gastroenterologista vai tratar melhor sua condição e tirar todas as dúvidas.
MAIS LIDAS
CATEGORIAS
OUTRAS POSTAGENS
Saúde Gástrica: Evite Exageros nas Festas de Fim de Ano
socialmedia - 05 DEZEMBRO 2024
Impacto dos Antibióticos na Microbiota Intestinal
socialmedia - 28 NOVEMBRO 2024
Intolerância Alimentar na fase adulta
socialmedia - 22 NOVEMBRO 2024
A importância do intestino para a saúde geral do corpo
socialmedia - 14 NOVEMBRO 2024
O metabolismo realmente desacelera com o passar dos anos?
socialmedia - 07 NOVEMBRO 2024
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Central de agendamento e consultas
Ligue (34) 3233 - 3700Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h
Sábado - 07h às 12h
Dúvidas ou sugestões
Envie sua mensagem paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Faça parte desta equipe
Envie seu currículo paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,Uberlândia - MG, 38400-435
Feito pela Agência Why - Feito pensando em você