NOSSO BLOG

A Halitose, popularmente conhecida como MAU HÁLITO, é realmente um problema Gástrico?

PUBLICADO EM:04 ABRIL 2019
Gastro Clínica

Imagem postagem A Halitose, popularmente conhecida como MAU HÁLITO, é realmente um problema Gástrico?

A Halitose é um transtorno que pode causar muito incômodo para o indivíduo, principalmente em suas interações e relacionamentos sociais. O interessante é que sua ocorrência, em 47% a 90% dos casos tem origem decorrente de problemas intra-orais, tais como: má higiene  oral, boca seca e saliva espessa, que levam à colonização das vias orais por bactérias que produzem compostos sulforados.

A Halitose também é provocada por problemas extra-orais, causados por eventos passageiros, como uso de medicamentos (ex: alguns antidepressivos), secundária a algumas doenças não controladas (ex: depressão, Insuficiência renal), e alimentos (alho, cebola, couve flor, brócolis, gorduras).

Existem várias dietas que podem comprometer a qualidade do seu hálito. Um fator bastante comum é quando se busca a perda de peso, com a diminuição importante da ingestão de carboidratos, ou o aumento do jejum, ocorre um aumento da produção de corpos cetônicos, substâncias que deixam o sangue ácido, ou seja, com o PH mais baixo do que o normal, culminando com um hálito com odor desagradável.

Outra causa importante, é a dieta rica de proteínas, estas dietas contribuem para um PH alcalino propício para o desenvolvimento das bactérias formadoras de mau odores. Proteínas de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados, favorecem a formação de saliva mais espessa. Dietas líquidas devido a ausência de mastigação pode dificultar a produção de saliva. Dietas veganas, sem acompanhamento podem levar a déficit nutricionais como de vitamina B12 , D, Cálcio e Zinco, que são também importantes para saliva, dentes, ossos, gengivas.

Dentre as causas patológicas da halitose, estão as doenças periodontais, feridas da boca, as amigdalites, faringite, sinusite, tumores do trato digestivo alto.  A doença do refluxo gastro-esofágico e a presença de H.pylori também podem estar relacionadas com o odor bucal.

Sendo assim, o mais importante no controle da halitose é manter uma higiene bucal adequada, e ter uma dieta balanceada para o organismo.

Apesar de existir um senso comum de que a Halitose é causada por distúrbios ou doenças do trato gastrointestinal, vimos que a grande maioria das suas causas não tem relação direta com esses fatores.

Por isso é sempre importante, quando tiver dúvidas, procurar um profissional para te orientar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você