NOSSO BLOG

Conheça a H.Pylori, bactéria por trás de problemas no estômago

PUBLICADO EM:25 OUTUBRO 2018
Gastro Clínica

Imagem postagem Conheça a H.Pylori, bactéria por trás de problemas no estômago

O que é H.Pylori?


H.Pylori é uma bactéria que coloniza a mucosa gástrica dos seres humanos, desencadeando um processo inflamatório agudo e posteriormente, inflamação crônica, caracterizada como gastrite crônica. Mais da metade da população mundial é portadora desta bactéria, mas é distribuida de maneira desigual pela população, sendo mais comum em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. A grande maioria adquire na infância.

Mas é preciso voltar lá em 1982 para entender a história dessa bactéria. Os pesquisadores australianos Marshall e Warren conseguiram isolar bacilos gram negativos espiralados da mucosa gástrica, e comprovaram ser patogênicos e causas de gastrites, e posteriormente descoberta sua associação com câncer gástrico. Originalmente foi denominado GCLO (Gastric Campilobacter Like Organism) e posteriormente, recebeu nomes de Campylobacter pyloridis, C. pyloricus, C. pylori, e em 1989, o nome definitivo de Helicobacter Pylori.

Como se pega a H.Pylori?


Fatores que favorecem a transmissão na infância: elevada aglomeração de pessoas na mesma casa, ambientes insalubres, ausência de instalações sanitárias básicas, práticas de higiene inadequadas.

Acredita-se que a transmissão seja através da via oral,( boca - boca, feco- oral), podendo ser veiculadas em meio aquático, pois ela pode sobreviver em agua fresca, salgada, destilada e de torneira.

O diagnóstico


O diagnóstico da presença da bactéria H. Pylori pode ser feito com exames de sangue, teste respiratório, exame de fezes e endoscopia digestiva. A endoscopia digestiva permite avaliar não apenas o estômago, mas também o esôfago e a porção inicial do intestino, além da possibilidade de biópsia de lesões e detecção do tipo de bactéria presente no estômago.

Os sintomas da H.Pylori


A maioria das pessoas infectadas nunca terão qualquer tipo de sintomas. Não se sabe porque isso acontece. Os pesquisadores acreditam que algumas pessoas podem ter nascido com maior resistência aos efeitos nocivos do H. pylori.

Quando ocorre, os sintomas pela infecção pelo H. pylori podem ser:

- Uma dor chata ou queimação no seu abdome;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Eructos (arrotos) frequentes;
- Estufamento;
- Perda de peso.

 

Diferentes doenças têm sido associadas ao H. Pylori, como gastrite crônica, úlcera
gastroduodenal, câncer de estômago e algumas extra digestivas como alterações hematológicas, cardiológicas, metabólicas e dermatológicas.

 

Embora a gastrite crônica seja considerada uma doença assintomática, mesmo quando
acentuada, suas manifestações (estufamento pós-alimentar, náuseas, vômitos e dor no
estômago, podem ser confundidas com outros processos, como doenças funcionais e DRGE.

A infecção pode ser prevenida?


Ninguém sabe com certeza como a infecção pelo H. pylori se dissemina, o que torna a prevenção difícil. Pesquisadores estão tentando desenvolver uma vacina para prevenir – e mesmo curar - a infecção pelo H. pylori. Para ajudar a prevenir a infecção algumas ações podem ser realizadas:

- Lavar suas mãos com sabão e água após usar o banheiro e antes de comer;
- Comer alimentos que tenham sido bem lavados e cozidos apropriadamente;
- Tomar água de uma fonte limpa e segura.

Se você está preocupado com a infecção pelo H. pylori ou pensa que possa estar em risco de um câncer de estômago, fale para o seu médico. Juntos vocês podem decidir se haverá benefício ou não na procura da bactéria.

O consumo adequado de frutas e vegetais parece reduzir o risco da incidência de câncer gástrico, mas a principal estratégia e erradicar o h pylori.

Procure um médico


Você deve procurar um médico especialista se notar qualquer sintoma ou sinal persistente que lhe preocupa. Procure imediatamente o médico se você tiver:

- Dor abdominal acentuada ou persistente;
- Dificuldade para engolir;
- Fezes sanguinolentas ou pretas como piche;
- Vômitos escuros ou que lembram grãos de café.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você