FERRITINA ALTA É SEMPRE INDICATIVO DE EXCESSO DE FERRO?

PUBLICADO EM:19 JULHO 2021

Imagem postagem FERRITINA ALTA É SEMPRE INDICATIVO DE EXCESSO DE FERRO?

Ferritina é uma proteína que  armazena o ferro em nosso  corpo. Ela  se  deposita em alguns tecidos como fígado, baço e medula óssea, onde o ferro é armazenado.
A dosagem de ferritina no sangue, apesar de ser um teste sensível para avaliar sobrecarga de ferro, não é específico e deve ser interpretado em conjunto com outros exames, pois a ferritina é um marcador de fase aguda  e pode elevar-se em diversas situações não relacionadas à sobrecarga de ferro, como:

- Inflamação por qualquer causa;
- Doenças do fígado, como esteatose (depósito de gordura no fígado) e hepatites; - Infecções em geral;
- Diabetes e síndrome metabólica;
- Alguns tipos de câncer.

Para o diagnóstico correto da causa da hiperferritinemia, seu médico levará em consideração seu histórico clínico, exame físico e rastreio das causas mais prováveis.
O foco do tratamento, na maioria dos casos, será tratar a causa da elevação da ferritina. Em uma minoria dos casos, ela está atribuída à sobrecarga de ferro, cuja principal causa é a hemocromatose hereditária.
Portanto, não deixe de procurar seu médico para que seja estabelecido um  diagnóstico correto, permitindo o tratamento mais adequado.