NOSSO BLOG

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS

PUBLICADO EM:11 MARçO 2020
Gastro Clínica

Imagem postagem DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS


A doença inflamatória intestinal é uma afecção na qual o intestino começa a apresentar feridas. Existem dois tipos predominantes: a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa inespecífica.

Embora sejam doenças distintas, elas compartilham algumas semelhanças: 

As duas são doenças crônicas que incluem recidivas (recaídas) e períodos de bem-estar. 

Ambas afetam pessoas entre 10 e 40 anos, mas podem, em algumas vezes, se manifestar pela primeira vez em crianças menores e idosos.

A verdadeira causa é desconhecida, mas sabe-se que existem alguns fatores genéticos e fatores ambientais que podem estar envolvidos.

Infecções virais e fatores psicológicos podem precipitar um ataque agudo, mas não são considerados causas. 

DOENÇA DE CROHN 

Embora seja definida como uma doença inflamatória intestinal, pode ocorrer em qualquer segmento do canal alimentar, da boca até o ânus.

Pode se manifestar com febre, anemia, emagrecimento, dor abdominal contínua, mais frequente no abdome inferior direito, diarreia com sangue ou muco.

Manifestações extra intestinais, como artropatias (dor articular), inflamação ocular e inflamações dermatológicas, podem aparecer no início ou no decorrer do tempo. 

RETOCOLITE ULCERATIVA

A inflamação costuma iniciar-se pelo reto, afetando de maneira contínua a mucosa dos demais segmentos intestinais.

Fezes com sangue e muco é a queixa principal, com o aumento do numero de evacuações, inclusive noturnas, embora sejam mais numerosas nos horários pós-alimentações e independam de fatores dietéticos.

Na maioria das crises, febre baixa, perda de peso e sinais de anemia estão associados, e a intensidade é proporcional ao grau de gravidade das inflamações e seu tempo de duração. 

Podem aparecer também manifestações extra intestinais, em 30% dos casos, nas articulações, olhos, pele e boca, mas a manifestações musculoesqueléticas são as principais. Raramente a doença se manifesta com um início abrupto e grave. 

O diagnóstico é feito inicialmente com uma colonoscopia e biópsia das áreas afetadas, mas em alguns casos requer complementação com cápsula endoscopia e enterotomografia, para avaliação do intestino delgado terminal. Através de uso de medicação prescrita de maneira regular, pode se prolongar os períodos de remissão e minimizar as recaídas.


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você