NOSSO BLOG

Constipação Intestinal, Quando Devo me Preocupar?

PUBLICADO EM:08 NOVEMBRO 2019
Gastro Clínica

Imagem postagem Constipação Intestinal, Quando Devo me Preocupar?

Constipação intestinal pode ser definida como “defecação insatisfatória” caracterizada por evacuações infrequentes, dificuldade na passagem das fezes, ou ambos. A dificuldade na passagem das fezes inclui esforço para defecar, sensação de dificuldade, evacuação incompleta, fezes duras, tempo prolongado de evacuação ou necessidade de manobras manuais para elimina as fezes.

A constipação intestinal não é uma doença, mas um sintoma, que pode estar associada a doenças orgânicas. Pode ser funcional (primária) ou secundária (orgânica).

A CONSTIPAÇÃO FUNCIONAL OU PRIMÁRIA 


É a mais comum na prática clinica devido a ingestão alimentar inadequada, sedentarismo, perda do reflexo de evacuação e postura incorreta no ato de defecação.

Dentro dos fatores dietéticos o menor consumo de vegetais e leguminosas, e consumo maior de alimentos absorvíveis principalmente carboidratos (massas, pães, doces) associados ao estilo de vida, compromissos e ritmo de trabalho que favorece a troca de uma alimentação saudável por lanches ou pratos rápidos, adiamento de refeições são fatores a serem pesquisados.

O reflexo da evacuação, ou seja, a sensação retal da vontade de evacuar, para a maioria dos indivíduos costuma ocorrer em um mesmo horário. No indivíduo constipado, além de não se fixar em determinado momento do dia, costuma o reflexo surgir em locais ou horários inadequados, levando a uma inibição do reflexo com perda progressiva da sensibilidade do reto à sua distensão pelo bolo fecal.

A inclinação do tronco sobre as pernas apoiadas no chão, é a postura adequada e qualquer mudança nesta postura, pode influenciar na hora da defecação reduzindo a força dos músculos responsáveis no esvaziamento intestinal.

A CONSTIPAÇÃO SECUNDÁRIA OU ORGÂNICA  


Decorrente de várias causas, nem sempre originadas no sistema digestivo, como causas metabólicas, endócrinas, neurológicas, musculares e psiquiátricas.

O uso de alguns medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos opiáceos, anti-histamínicos (antialérgicos), antidepressivos, diuréticos, ferro, antiácidos, antipsicóticos e vários outros podem levar a importante constipação.

Dentro das causas endócrinas o diabetes (transtorno motor no sistema digestivo) e o hipotireoidismo, devem ser lembradas.

A dificuldade do transito pode ser decorrente de graus variáveis de oclusão mecânica causada por tumores, processos inflamatórios intestinais (doença de Chron, retocolite ulcerativa), tuberculose, pós radioterapia, cirurgias pélvicas, hérnias internas abdominais, aderências pós-cirúrgicas. Na região anorretal, doenças hemorroidárias, fissuras, por provocarem dor na hora da defecação, dificultam a eliminação de fezes.

Por fim, rupturas perineais após parto natural ou intervenções cirúrgicas para tratamento de fistulas e abcessos  podem modificar o desempenho do processo evacuatório e serem os únicos motivos para a constipação.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você