NOSSO BLOG
Afinal, o que é H. Pylori?
PUBLICADO EM:14 MAIO 2019
Gastro Clínica
A transmissão desta bactéria ocorre, provavelmente, pelo consumo de alimento ou água contaminada com matéria fecal. Por outro lado, a transmissão de pessoa para pessoa também tem sido sugerida, pois as grandes aglomerações humanas facilitam este tipo de infecção.
O H. pylori causa alterações no sistema digestivo, provocando a liberação de certas enzimas e toxinas que podem agredir, direta ou indiretamente, as células do estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado), causando inflamação crônica nas paredes destes órgãos e tornando-os mais vulneráveis aos danos causados pelos sucos digestivos e pelo ácido gástrico. O percentual de infecção é semelhante para homens e mulheres, e o período de maior aquisição da bactéria é a infância.
Sintomas de uma possível infecção por H. PYLORI
A grande maioria das pessoas infectadas não chega a apresentar sintomas e nunca desenvolverá problemas. No entanto, o H. pylori é capaz de causar uma série de complicações digestivas, inclusive úlceras e, muito menos comumente, câncer de estômago. Também são relatados sintomas como: Desconforto abdominal, náuseas, empachamento, falta de apetite, e até mesmo sangramentos. Não está claro o motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem estes problemas e outras não.
É incomum desenvolver câncer como resultado da infecção por H. pylori. Porém, como o número de pessoas infectadas no mundo é muito alto, a bactéria acaba sendo considerada, estatisticamente, uma importante causa de câncer de estômago.
Existem vários exames para diagnosticar a infecção por H. pilory, mas em nosso meio, a endoscopia digestiva, com biopsia da mucosa gástrica, é o mais utilizado.
Se a pessoa não apresentar sintomas, não é recomendado fazer um exame só para pesquisar se está ou não infectado pelo H. pilory, exceto em casos onde exista um histórico familiar de câncer
de estômago.
Qualquer pessoa diagnosticada deve ser tratada, mas até 20% dos pacientes com infecção por H. pilory não são curados após o primeiro ciclo de tratamento, necessitando de uma segunda etapa. A partir de quatros semanas após concluir o tratamento, é recomendada a repetição do exame para garantir que a infecção tenha sido completamente resolvida.
A recorrência do H. pylori após uma erradicação bem-sucedida é rara.
MAIS LIDAS
CATEGORIAS
OUTRAS POSTAGENS
Saúde Gástrica: Evite Exageros nas Festas de Fim de Ano
socialmedia - 05 DEZEMBRO 2024
Impacto dos Antibióticos na Microbiota Intestinal
socialmedia - 28 NOVEMBRO 2024
Intolerância Alimentar na fase adulta
socialmedia - 22 NOVEMBRO 2024
A importância do intestino para a saúde geral do corpo
socialmedia - 14 NOVEMBRO 2024
O metabolismo realmente desacelera com o passar dos anos?
socialmedia - 07 NOVEMBRO 2024
RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Central de agendamento e consultas
Ligue (34) 3233 - 3700Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h
Sábado - 07h às 12h
Dúvidas ou sugestões
Envie sua mensagem paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Faça parte desta equipe
Envie seu currículo paraadministracao@gastroclinicauberlandia.com.br
Endereço:
Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,Uberlândia - MG, 38400-435
Feito pela Agência Why - Feito pensando em você