NOSSO BLOG

Afinal, o que é H. Pylori?

PUBLICADO EM:14 MAIO 2019
Gastro Clínica

Imagem postagem Afinal, o que é H. Pylori?

H. Pylori é uma bactéria que está presente no estômago de mais de 50% da população mundial. Nos países em desenvolvimento, pode ser encontrada em 80 a 90% da população. Já nos países desenvolvidos, em menos que 40%.

A transmissão desta bactéria ocorre, provavelmente, pelo consumo de alimento ou água contaminada com matéria fecal. Por outro lado, a transmissão de pessoa para pessoa também tem sido sugerida, pois as grandes aglomerações humanas facilitam este tipo de infecção.

O H. pylori causa alterações no sistema digestivo, provocando a liberação de certas enzimas e toxinas que podem agredir, direta ou indiretamente, as células do estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado), causando inflamação crônica nas paredes destes órgãos e tornando-os mais vulneráveis aos danos causados pelos sucos digestivos e pelo ácido gástrico. O percentual de infecção é semelhante para homens e mulheres, e o período de maior aquisição da bactéria é a infância.

Sintomas de uma possível infecção por H. PYLORI

A grande maioria das pessoas infectadas não chega a apresentar sintomas e nunca desenvolverá problemas. No entanto, o H. pylori é capaz de causar uma série de complicações digestivas, inclusive úlceras e, muito menos comumente, câncer de estômago.  Também são relatados sintomas como: Desconforto abdominal, náuseas, empachamento, falta de apetite, e até mesmo sangramentos. Não está claro o motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem estes problemas e outras não.

É incomum desenvolver câncer como resultado da infecção por H. pylori. Porém, como o número de pessoas infectadas no mundo é muito alto, a bactéria acaba sendo considerada, estatisticamente, uma importante causa de câncer de estômago.

Existem vários exames para diagnosticar a infecção por H. pilory, mas em nosso meio, a endoscopia digestiva, com biopsia da mucosa gástrica, é o mais utilizado.

Se a pessoa não apresentar sintomas, não é recomendado fazer um exame só para pesquisar se está ou não infectado pelo H. pilory, exceto em casos onde exista um histórico familiar de câncer

de estômago.

Qualquer pessoa diagnosticada deve ser tratada, mas até 20% dos pacientes com infecção por H. pilory não são curados após o primeiro ciclo de tratamento, necessitando de uma segunda etapa. A partir de quatros semanas após concluir o tratamento, é recomendada a repetição do exame para garantir que a infecção tenha sido completamente resolvida.

A recorrência do H. pylori após uma erradicação bem-sucedida é rara.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Gastro Clínica - Para o seu bem-estar

Central de agendamento e consultas

Ligue (34) 3233 - 3700
Segunda à Sexta-feira - 06:30h às 20:00h

Sábado - 07h às 12h

Dúvidas ou sugestões

Envie sua mensagem para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Faça parte desta equipe

Envie seu currículo para
administracao@gastroclinicauberlandia.com.br

Endereço:

Av. Getúlio Vargas, 838 - Osvaldo Rezende,
Uberlândia - MG, 38400-435

Agência Why Feito pela Agência Why - Feito pensando em você