A doença de chagas ainda é problema?

PUBLICADO EM:30 OUTUBRO 2020

Imagem postagem A doença de chagas ainda é problema?

A doença de Chagas continua sendo um grave problema de saúde, especialmente nas Américas. Está presente em 21 países do continente americano, com cerca
de 30.000 novos casos por ano, com 1400 mortes e 8000 recém nascidos infectados durante a
gestação.

No Brasil, em 2018, foram notificados
4685 casos suspeitos de doença de Chagas agudo sendo confirmados 380 casos. É causada pela picada do barbeiro que infecta o
indivíduo com suas fezes contaminadas pelo Trypanosoma cruzi.

É a quarta maior causa de morte por doenças infeciosas no Brasil na forma crônica da doença (Boletim epidemiológico SVS – MS V.50 / Nov 2019). A fase aguda da doença apresenta sinais e sintomas inespecíficos que dificultam o diagnóstico. Na fase crônica, a maioria dos pacientes
permanecem assintomáticos por vários anos ou apresentarão sintomas relacionados ao órgão ou sistema atingido. Podem ser atingidos órgãos do sistema digestório e
também o coração ( forma cardíaca da doença ). Os principais representantes da forma digestiva da doença de Chagas são o
megaesôfago (dilatação do esofago) e o megacólon (dilatação do intestine grosso). No Brasil cerca de 8-10% dos pacientes crônicos possuem a forma digestiva da doença.

Pacientes portadores da forma
digestiva apresentam uma série de sintomas relacionados a obstrução do órgão. Tanto no megaesôfago quanto no megacólon, os órgãos exibem grande dilatação e dificuldade de passagem
do conteúdo alimentar por perda da mobilidade natural do órgão .

O sistema nervoso do intestino é uma complexa rede de neurônios e células “nervosas” dispostas dentro das paredes do trato
gastrointestinal e tem a característica única de poder realizar suas funções de motilidade
completamente independentes do sistema nervoso central. O megacólon chagásico é uma patologia caracterizada pela destruição de
componentes do sistema nervoso do intestino, mediada tanto pelo processo
inflamatório quanto pela infecção causada
diretamente pelo T. cruzi. A ressecção cirúrgica dos segmentos do cólon acometido pela forma digestiva da doença de Chagas é um dos poucos tratamentos disponíveis a estes pacientes. No megaesôfago existem procedimentos endoscópicos que
podem beneficiar os doentes em fases iniciais da dilatação do órgão; porém, nos
casos mais avançados, a cirurgia também será necessária.